quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Porque sim...

Bom, até tenho vergonha de olhar para a data do meu ultimo post, mas para compensar modifiquei o design do blog e tenho muita coisa para comentar porque não escrevo há imenso tempo! Já agora se quiserem dar uma opinião acerca da nova imagem agradeço, e reparem que agora têm etiquetas para classificar os posts!! Sempre a Inovar :P

Bom quero dizer-vos que estou em Coimbra, que adoro esta cidade e que estou a aprender imenso... a minha vinda para cá, serviu, no entanto, para perceber o quanto gostava da Covilhã e dos amigos que lá fiz, que me têm feito imensa falta desde que aqui estou, principalmente nas primeiras semanas, quando no final da correria dos dias, e nas tardes que traziam as noites para junto de si, ficava eu sozinha, a tomar café, e a pensar como seria bom tê-los todos ali, para se rirem comigo do que se passou naquelas aulas em que eles não estavam...
O melhor das aulas é sem duvida a partilha da experiência que os meus professores têm, na sua prática clínica, e o facto de começarmos realmente a trabalhar os conceitos e a aplicá-los em cenário de consulta.

O pior... não conheci nem falei com tantas pessoas como esperava, às vezes, sinto que estou a ver o filme de fora e só me deixam entrar para ver umas partes, e que às vezes falam para mim porque tem mesmo de ser, porque eu estou ali... mas incomodo um pouco, porque às vezes falo e dou opiniões, e se calhar às vezes ninguém queria ouvir... mas sabem uma coisa? Eu digo na mesma, sou assim :) não espero que todos gostem de mim nem nunca ambicionei a aceitação social, porque sei que sou diferente, e a diferença é apreciada por alguns, compreendida por poucos e criticada por quase todos... e não é um diferente bom nem mau, é só diferente..

O melhor de Coimbra? Os espectáculos, os edifícios... aaahhh as casas que por aqui há lindíssimas, com arcadas fantásticas, com alpendres trabalhados e azulejos a decorar as janelas, com coretos e estátuas e outros tantos motivos fantásticos e algumas estão ABANDONADAS!! Mas é lindo andar por Coimbra, gosto disto, e de haver concertos quase todos os dias, e cafés com musica ao vivo, e músicos nas ruas, e alfarrabistas e lojas de antiguidades na baixa... e o rio... é bom ver o Mondego nos finais de tarde a reflectir todo o seu esplendor...

Reencontrei algumas pessoas e foi bom, outras nem tanto, e nos últimos tempos conheci algumas que valem de facto a pena, e essas e as outras que já cá estavam no seu lugarzinho, são as que fazem valer os dias e os momentos, porque os estudos, são só uma pequena parte, se o meu trabalho é com e para as pessoas, que psicóloga serei eu, se passo mais tempo com os livros do que com as pessoas? E as competências transversais e a empatia? Essas não estão nos livros, mas acho que muita gente ainda continua a procurá-las lá...

J.

P.S. A imagem é dos claustros da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação aqui de Coimbra

4 comentários:

Ricardo Batista disse...

Pois é miga, por vezes a saudade está aliada à evolução. Mudamos a nossa vida, as nossas rotinas, as pessoas com que lidamos diariamente, mas os amigos longe ou perto estão lá. Considera uma saudade saudável a que por vezes sentes nessas tardes de monólogo junto ao rio.
Concordo contigo na medida em que por vezes somos desiludidos por alguma falta de aceitação, mas é bom ser considerado diferente, pelo menos faz com que as pessoas que realmente importa que guardes na tua vida ao longo deste percurso sejam também diferentes, logo especiais para ti.
Não te desejo força e garra por que essas tu já as tens, desejo-te sim calma, concentração e cautela, pois temos que ter noção que mesmo caminhando num tapete de rosas por debaixo estão sempre os espinhos.
Um grande beijinho deste teu amigo Ricardo Batista ;)

PS: Quando cá vieres avisa que vens comigo fazer uma visitinha à Cidade Neve :P

Julieta disse...

Obrigada Ricardo, grandes noites passámos na cidade neve! Obrigada por me leres e por continuares aí pra mim, como eu pra ti, neste caminho de ida e volta que nunca se perde, seja qual for a distância. Beijo

sandra disse...

Olá Ju :)
Pois é, nem sempre é fácil sermos aceites por grupos já existentes... mas o nosso crescimento individual passa por isso também! Sei perfeitamente que não "cultivas" a aceitação social, na minha opinião deves continuar igual a ti própria, é exactamente por isso que gostei e gosto tanto de ti :)
Aproveita bem a tua passagem por Coimbra com tudo aquilo que essa cidade tem para oferecer, os concertos, a arquitectura que tens apreciado, os cafés concerto, tudo, tudo, tudo!! Há coisas na vida que devemos viver na sua plenitude, não deixes por viver nada. Sou daquele género de pessoas que acha que a vida é mesmo para ser vivida!!
Em relação ás aulinhas, vais ser boa com certeza, até me atreveria a dizer, que serás das melhores :P
Beijinho grande e tudo a correr bem :D

oscar disse...

e o rio... é bom ver o Mondego nos finais de tarde a reflectir todo o seu esplendor...

Yes it is! :-) (quanto à nova imagem, gosto mais desta do que da anterior :P)