quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ano Novo... Responsabilidades...

Bom, sinto que devo aos meus leitores uma mensagem de ano novo, o tempo não tem dado para quase nada, e vejo os dias a passar e o trabalho a acumular-se de modo avassalador... No entanto, passou-se o ano, e apesar de não fazer grandes planos porque mudou o ano, mas sim porque este ano a minha vida sofrerá grandes mudanças, avizinha-se um ano promissor... Perspectivas de trabalho, bons projectos a nível académico, e mudança de cidade, portanto, os meus desejos é que os meus projectos para este ano se realizem! Penso não esperar nada de extraordinário, até porque grande parte destes planos dependem de mim, o que significa que essa parte está garantida :)

Quanto aos amigos, curiosos e desconhecidos que visitam o meu blog, espero que o ano vos dê um novo animo, e que cumpram pelo menos um dos milhares de objectivos a que se propuseram, e que seja grandioso, espero que aprendam a dar valor às pessoas de quem por vezes se esquecem, e que se esqueçam das que não têm valor algum, e daí certamente sobrará imenso espaço para reterem informação útil para a vossa vida... desejo-vos todo o sucesso e sejam o melhor que conseguirem, não apenas o suficiente, promovam o civismo, pois se o país continua assim, certamente haverá cada vez mais falta dele, assim como das boas acções e essas estão ao alcance de todos... Deixem de se queixar de tudo o que corre mal e festejem o que corre bem, façam felizes as pessoas que mais amam e o retorno será uma inexplicável felicidade... Quanto à crise que tanto se fala, vivemos nela à anos, eu sempre fiz a minha parte para tentar conter a parte da minha vida que para ela possa contribuir, façam também algo pelo país, com gestos simples... comprem produtos nacionais, obriguem os desempregados que conhecem que estão encostados ao subsidio de desemprego a ir trabalhar e denunciem o que sabem que está errado... Por muito mau que isto seja, ser pior nunca ajudou ninguém...
E nesse sentido quero tocar num assunto que muito me tem preocupado, e por isso o que vos peço é que tenham responsabilidade social, e com isso refiro-me a denunciar injustiças e crimes, nós temos essa obrigação sabem? Tive uma conversa interessante há alguns dias acerca disso mesmo, choca-me as pessoas que sabem claramente de crimes de violência domestica sistemática e que nada fazem para a parar... deixo aqui um apelo quanto a isso, a violência domestica é hoje crime publico, o que significa que toda e qualquer pessoa que saiba da sua existência deve denunciar, mesmo sem provas, a queixa será tida em conta e serão feitas as devidas averiguações... as vítimas de violência domestica como devem saber nada podem contra os seus agressores, estão presas num ciclo de violência psicológica de obediência e submissão que pelo medo, mantém as vitimas em silêncio, por isso, são as pessoas que estão de fora que devem travar este ciclo.. sabiam que em média, segundo dados da APAV (Associação de Apoio à Vítima) grande parte das pessoas que fazem queixa, já foram agredidas mais do que 30 vezes? E dessas, 60 % tentam retirar a queixa... Espero sensibilizar-vos para esta causa que me preocupa bastante, porque tenho tido conhecimento de situações que me chocam, e o que me choca ainda mais é a leviandade com que são faladas abertamente... já morreram mulheres a ser espancadas, que toda a gente ouviu, toda a gente sabia o que se estava a passar, e toda a gente ficou à espera que alguém chamasse a polícia... e ela só veio buscar o corpo. Não queiram compactuar com um crime.

Pensem nisso...

Tentem fazer deste um bom ano, em todos os aspectos que conseguirem, verão que a vida corre bem melhor...

Wishing the best...

1 comentário:

Netert disse...

Sabes eu sempre me prometi isso, a mim mesma que se soubesse ou fazia queixa a policia ou ia la bater no gajo com um taco de basebol. E claro que isto ja nao é muito civico da mha parte lol e qd me refiro a isto tambem incluo fazer o que certo em inumeras situaçoes em que a moral e a etica o exijam.
As minhas new years resolutions são basicamente que continue com a mha vontade intrinseca em querer ser uma pessoa melhor, para cmg mesma e com os outros.é obvio que tb quero que os meus planos estudantis se realizem lol mas ha mta coisa que quero mudar este ano e nao é a mha volta,é mesmo na mha personalidade. Porque sinto que ha mta diferença entre o eu de ha 3 anos e o eu de agora. Para o final do ano, digo te s correu bem ou nao :P