quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"Quem não quiser sofrer que se isole.
Feche as portas da sua alma quanto possível à luz do convívio"
Fernando Pessoa

Li esta frase no blog da Fi, Purpurinas Rosa, e achei perfeita, para resumir alguns dos pensamentos que me têm passado pela mente... Sempre adorei Fernando Pessoa, porque encontro muitas semelhanças nas nossas linhas de pensamento. A nossa vida, como a dos outros, é um enigma, algumas pessoas revelam mais pistas que outras, mas a verdade é que na nossa demanda, podemos tentar prever tudo e calcular tudo, mas há algo que é de facto impossível de prever, os SENTIMENTOS... é que estragam qualquer algoritmo por mais bem estruturado que esteja. e aí se desfaz tudo, pois ao terrível imprevisto se precederam frases agora sem sentido, se tiveram acções que agora parecem desprovidas de razão, e põe-se a pessoa em causa porque diz que sentia e já não sente, porque queria e já não quer, porque fazia e já não quer fazer!! Mas e os sentimentos? E esses que não controlamos, que surgem sem aviso, que estragam a melhor das relações, interferem nas melhores amizades, e nos fazem colapsar para um turbilhão de dúvidas e incertezas... pois se os outros não percebem o que mudou, menos percebemos nós, porque o que lá estava já não está e já não sei se sinto o que digo ou se fale o que sinto... Quando faço uma retrospectiva da minha vida sentimental, e passo a redundância, os sentimentos é que estragam sempre tudo! Pois se eu sinto algo e deixo de sentir, o que faço a seguir? finjo que sinto? Digo que já não sinto? E depois sou horrível porque se não sinto então nunca senti... confunde-me este trocadilho de sentimentos que brincam connosco como marionetas, pois se não os controlamos, mas eles controlam a nossa vida, quem nos controla?? E por isso a única defesa que temos para não sentir, para não SOFRER, é não conviver de todo.... e ainda assim se instala um sentimento... a solidão!

A vida é complicada, e os sentimentos ainda mais....

Nada é imutável, ou inteiramente previsível, por isso, não ambicionemos certezas, se nós próprios não as podemos dar.

6 comentários:

Bugs disse...

bem... com a solidão/isolamento costumam aparecer as depressões e assim... :X

F disse...

Minha querida Ju, ainda bem que te reencontrei nestas "lides" outra vez. Porque tantas vezes, mais que a forma de escrever, me identifico tanto com o que escreves, ou tantas vezes vejo nos teus textos antíteses do que sou, e isso leva a repensar nas minhas certezas muitas vezes, a frase é do "grande" Fernando :p revela o que é uma constante nos nossos dias, já que, viver socialmente é inevitável, e inevitável é ainda que gostemos de toda a gente com a qual temos que conviver. Beijinho enorme

Gloríta disse...

E os Amigos, já que assim se designam, não servem para deitar abaixo (directa ou indirectamente). Servem sim para apoiar muitos e diversos estados de ânimo (as ocasiões de confusão e solidão estão incluídas, claro está), incentivando os bons e tentando que a frequência dos maus não aumente e diminua.
Sabes onde me encontrar :) Abraço grande e forte, como nós ;)

Julieta disse...

Bugs: Não necessariamente... às vezes o isolamento pode ser só uma forma de nos recolhermos para pensar, fora do ruído e de tudo o resto... mas não deixa de ser injusto para aqueles que se preocupam e gostam de nós.. Beijo

Fifi: Fico contente que me tenhas voltado a ler, porque gosto bastante de te ler também, de facto as nossas concordâncias ou discordancias permitem-nos sempre ter conversas agradáveis, e também me revejo muitas vezes nas tuas palavras, mas não sou tão boa pessoa como tu :)!
Beijo cor-de-rosa só por ser pra ti.

Gloria: Don't worry! Não interpretes este post como eu estando mal ou depré, é apenas uma reflexão, não tiveste já dúvidas nos teus sentimentos? Comenta lá o conteúdo do texto que eu quero saber :P!
Mas é bom saber que posso contar contigo **

Anónimo disse...

Repara que tudo na vida tem um ritmo.... quando somos mais novos não nos apercebemos do ritmo em que vivemos, não damos importância, não nos afecta, mais tarde tentamos percebe-lo mas não conseguimos, ou estamos muito atrasados ou damos por nós a tentar acelerar algo que necessita de tempo e concentração, de calma, de reflexão. Mais tarde e com mais perspicácia aprendemos a lidar com os sentimentos, a reparar em certos pormenores que nos definem a velocidade a que temos que nos regular para compreender o que a vida nos oferece... eu acho que é tudo uma questão de experiência, de sabermos controlar as emoções que nos invadem assim do nada... saber a altura que vale a pena deixarmo-nos levar, deixar fluir todo esse turbilhão de sentimentos e utiliza-los como um trunfo para apreciar realmente a beleza da vida.... é lindo e emotivo quando nos apercebemos que a verdadeira felicidade é apenas aquele e outro momento que te preenche de tal maneira o teu coração que te faz ter vontade de gritar, levantar os braços e dizer sou feliz..... nada é eterno.... eterno são os momentos que congelamos para nós e são esses que supostamente nos dão a sensação que somos felizes! : ) Ass. Filipe (aquele que bebe julietas contigo no Bogani e que gosta muito ) :D

Julieta disse...

Espero que tenhas razão Filipe, e o tempo me traga a serenidade que preciso para decifrar os meus sentimentos... nas una coisa eu concordo contigo e sei, que a felicidade surge nas coisas mais simples e nos pequenos gestos, pelo menos para mim, e por isso sei que são as pessoas que reparam nos pormenores que me fazem sorrir ;)

Beijo

P.S. Para esclarecimento as "Julietas" são shot's que há no boganis que foram inventados por mim por isso têm o meu nome, quem tiver curiosidade que os vá lá provar :P